top of page
Logo%20a2b_edited.png
Buscar

IoT em casa, em dois minutos.

  • Foto do escritor: _atom2byte
    _atom2byte
  • 10 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de fev. de 2020


Imagine sair do trabalho e seu smartphone enviar um byte para sua casa e ela entender onde você está, quanto tempo levará para chegar e ajustar a casa conforme as características climáticas do dia, ou ainda, sabendo das informações da sua geladeira conectada ela te informa que na rota que você está, tem um pão com fermentação natural do jeito que você gosta que acabou de sair do forno e que tomates frescos orgânicos acabaram de chegar na quitanda do bairro. Talvez você prefira ensina-la das coisas que gosta e permiti-la a enviar um pedido para padaria nesses dias automaticamente! Sim, esse é um exemplo bem simples de uma automação residencial que a internet das coisas irá prover, na verdade, já está provendo.


O apartamento na praia ou a casa no campo que muitas vezes fica fechado a semana toda, sem ventilação, pode ser facilmente automatizado, controlado remotamente ou ainda ser inteligente, tomando decisões automaticamente através de sensoriamento, por exemplo: "Se a luminosidade bater continuamente no sofá, então fechar a persiana, se o dia está aberto e sem ventos fortes, abrir as janelas, se houver um consumo de energia acima da média, enviar uma notificação para o administrador, se houver um vazamento de água, contactar imediatamente o zelador para fechar o registro e agendar um encanador...


Aqui no Brasil já existe uma gama interessante de eletrodomésticos conectados, dentre os mais queridos, penso que as máquinas de lavar e secar roupas são um ótimo exemplo aplicável no cotidiano, pra quem lava roupa em casa e trabalha fora, sabe a dureza que é dar o "play" na máquina pela manhã quando sai e a roupa só vai pro varal no final do dia ou dependendo da agenda, muitas vezes a noite. As novas máquinas conectadas, permitem o usuário atrasar o fim do ciclo, ou seja além de acompanhar o processo pelo celular, é possível ensinar pra máquina o horário de retorno pra casa, fazendo com que ela ajuste o ciclo para terminar exatamente no momento de ir para o varal ou para o guarda-roupas, evitando das roupas ficarem úmidas dentro da máquina o dia todo após o ciclo iniciado pela manhã ou aquele amarrotamento depois da secagem. Isso facilita e traz eficiência pro dia-a-dia, principalmente dos mais atarefados e independentes.


Talvez para alguns acender e apagar luzes, ligar e desligar ares-condicionados pelo celular ou por comando de voz possa parecer luxo desnecessário, já para outros possa ser uma necessidade básica do cotidiano, principalmente compreendendo a crescente de pessoas na melhor idade. Para estes, a internet das coisas irá trazer muitos benefícios e conforto para a rotina diária de quem mora sozinho. Com dispositivos conectados em casa, cria-se rotinas entre eles, fazendo com que eles interajam um com o outro gerando uma série de novas experiências e conforto aos usuários, assim como, se conectados a machine learning e inteligência artificial, aprenderão automaticamente sobre nossas rotinas, podendo sugestionar e prever ações e padrões comportamentais. Tecnologia em prol da vida humana.

 





 
 
 

Comments


© 2018 Todos os direitos reservados atom2byte - IoT

bottom of page