top of page
Logo%20a2b_edited.png
Buscar

IoT na indústria, em dois minutos.

  • Foto do escritor: _atom2byte
    _atom2byte
  • 5 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura


A perspectiva de um mundo mais conectado e inteligente acelera a cada dia, o surgimento de soluções e tecnologias pioneiras estão transformando diretamente nosso planeta de uma maneira que seria impossível há alguns anos atrás. Neste mundo que está em constante mudança os negócios e empresas tentam balancear-se com a modernização afim de manterem-se atualizados e alinhados com o mercado e a necessidade de seus clientes.

Grandes empresas investem em P&D para desenvolver novas tecnologias que façam-as permanecer a frente. A internet das coisas é uma das ferramentas que fazem parte de um bloco novo de oportunidades em aplicabilidades que resultam em benefícios diretos e indiretos para quem a utiliza. Otimizar metodologias operacionais utilizando telemetria e automação para obter melhor gestão de processos e negócios, e como consequência gerar e gerir bancos de dados que permite análises prescritivas e preditivas, comparando rápidamente situações ja experiênciadas ou prevendo manutenções.

A internet das coisas somada a automação industrial e inteligência artificial, criam juntas uma espécie de planta conectada inteligente e que resulta em operações mais eficientes e autônomas, sendo assim a indústria aumenta a eficiência e precisão de maneira econômica e sustentável.

Com protocolos de comunicação compatíveis, máquinas e pessoas trocam informações entre si, por sua vez o entendimento desses dados em tempo real e de forma automatizada geram diferentes possibilidades de análises para novas ações e tomadas de decisões.

gif

A Internet das Coisas permite que uma empresa siga a prática da utilização otimizada de recursos. Os recursos podem variar de mão-de-obra, equipamentos, matérias-primas, capital e recursos de estocagem. Juntamente com diferentes aplicações de sensores, a tecnologia da IoT também pode ser usada para monitorar diferentes parâmetros relacionados a esses recursos. Monitorando um ativo é possível contemplar da manutenção preditiva, que visa evitar falhas e mau funcionamento, garantindo assim a baixa depreciação desse ativo e a máxima utilização do mesmo.

Grandes empresas de armazenagem e depósitos são beneficiados por telemetria de estoques e veículos autônomos (AGVs), reduzindo o custo de mão de obra e mais velocidade e eficiência na movimentação de produtos. Com um estoque conectado gerenciamento desses itens impacta positivamente toda a cadeia de fornecimento, otimizando o processo de compra.



Para cada segmento existem ativos com características diferentes, que interferem no processo de forma quantitativas distintas, independente se seja fixo ou móvel, pequeno ou enorme, o objeto pode ser sensorizado e conectado e se necessário, é possível ensina-lo a ver, ouvir, sentir e tomar algumas decisões. É o beneficio de átomos transformados em bytes, de coisas conectadas a rede em prol do vida, do desenvolvimento e do avanço tecnológico.


46% da economia global pode ser beneficiada com a Internet Industrial das Coisas. Tem um artigo (in english) muito bom sobre IIoT no site oficial da GE, da uma olhada!


 







 
 
 

Kommentare


© 2018 Todos os direitos reservados atom2byte - IoT

bottom of page