IoT no agronegócio, em dois minutos.
- _atom2byte
- 5 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
O crescimento populacional é fato, aumentar a produtividade de alimentos saudáveis de forma eficiente é um desafio e certamente as novas tecnologias já estão impactando e auxiliando agricultores mais arrojados nesse processo. Estima-se que o mercado global de agtech atinja U$18 bilhões até 2025
Uma fazenda de laticínios na Russia obteve 18% de crescimento utilizando machine learning e internet das coisas.
O processo funciona com a sensorização de alguns pontos da fazenda, obtendo dados como temperatura, pressão e humidade, permitindo que o agricultor tome decisões mais rápidas. A fazenda que gerencia 4.500 vacas que produzem 125 mil litros de leite por dia. Um dos fatores que auxiliaram na melhora produção foi quando agricultor analisou os dados e concluiu que necessita antecipar a alimentação dos animais quando a temperatura cai, resultando no melhor aproveitamento produtivo, intervido na rotina da produção diária.

Ah vai plantar batata!
Alright, why not?
Segundo uma análise da européia Internet of Food and Farm a regra é clara, é possível reduzir os custos de produção em quase 20% utilizando sensores que medem o clima e propriedades do solo para a aplicação de nutrientes e água em nos ciclos do processo. Sem contar o beneficio do controle de pragas e gerenciamento de adversidades climáticas, que interferem diretamente para o desenvolvimento deste tubérculo. Segundo a IoF os números são: 15% de redução no uso de pesticidas e 25% no consumo de água, gerando 19% de redução total no custo do processo. Redução de custo e garantia de produção é aumento de rentabilidade, que pode resultar em aumento de produção.

Já por aqui em solo verde-amarelo de terras produtivas, estamos trabalhando em uma aplicação que envolve as três principais camadas de internet das coisas para agricultura inteligente: sensores climáticos e de avaliação do solo, envio de dados e então processamento em nuvem. A intenção é criar uma plataforma simples e de baixo custo, viabilizando a implantação no médio agricultor, incentivando e beneficiando principalmente a cadeia de orgânicos e biodinâmicos. Uma ferramenta sofisticada e de alto desempenho para o novo modelo de agricultura smart de médio porte.

コメント